Sobre mim
A Rio de Arte surge da visão romântica da minha atividade artesanal.
Tal como um rio nasce pequeno aos nossos olhos e no seu percurso até à foz vai alargando o caudal, assim surgiu o meu artesanato de uma forma muito tímida e com o tempo foi crescendo em confiança, número de peças, áreas tocadas, novas experiências e essencialmente, maior exigência na perfeição e qualidade dos produtos apresentados. O nome “Rio” deve-se também ao facto de me situar, geograficamente, junto a um rio: o Rio Tejo.
Eu, Lúcia Matias, sou o rosto do Rio de Arte – Atelier. O meu percurso académico tinha tudo para eu não vir parar ao artesanato. Licenciei-me em Assessoria de Direção mas depressa percebi que não era, de todo, a área em que me sentia realizada. E com o tempo deixei vir ao de cima o gosto por criar, pela beleza e originalidade das artes manuais atrevendo-me a explorar os meus gostos e sonhos. A minha vontade de saber mais levou-me a fazer workshops de pintura em tecido e também fiz formação em decoração e pintura de peças de madeira. Sou autodidata em muitos dos trabalhos que faço, estou sempre a aprender porque criar é um desafio permanente e é aí que reside o encanto.
Desde 2008 comecei a participar em Feiras e Mostras de Artesanato dentro e fora do concelho.
Em 2011 dei um cunho profissional à minha actividade, passando a estar colectada.
De lá para cá, fiz incursões em várias áreas, tais como, pintura em tecido, pintura e decoração de peças de madeira, bijutaria e costura criativa.
Gosto de tornar cada peça, única. Gosto de ir ao encontro dos gostos das pessoas que procuram o meu trabalho, por isso grande parte dos meus trabalhos são personalizados.
Essencialmente, gosto de tocar corações e fazer com que as pessoas sintam que adquiriram algo pensado e executado, especificamente, para elas.




